Comunicado Final da Reunião Geral de Pais do Agrupamento – 20/01/2023

Na sequência das posições públicas da direção desta associação na sua demanda pela execução urgente de obras de requalificação, ampliação e reestruturação da Escola Básica da Abelheira, teve lugar no dia 20 de janeiro p.p. uma reunião geral de pais e encarregados de educação de todo o agrupamento, aberta a sócios e não sócios, para fazer o ponto de situação tal como o presidente da direção da APEEAEA tinha publicamente assumido. Foi ainda aproveitada a oportunidade da reunião para apresentar um projeto de desporto escolar na modalidade de futsal e prestar esclarecimentos sobre a greve em curso do pessoal docente e não docente.

O Presidente da Direção da APEEAEA, César Brito, recordou a situação de subdimensionamento e degradação do edifício, da falta de condições de segurança e operacionalidade das instalações para cumprir o seu papel, quer no ensino normal quer nas valências de multideficiência e de crianças cegas e de baixa visão, em situação de dignidade e conforto apropriados. Fez depois um historial das diligências efetuadas neste processo. A assembleia congratulou-se pelo município ter feito dotação orçamental para 2023 e anos seguintes que possibilite, finalmente, o arranque das obras, devendo agora os serviços municipais ter a diligência necessária para que, antes do arranque do próximo ano letivo, esteja concluído todo o processo de adjudicação, implementação dos espaços que albergarão provisoriamente as funções da escola e esvaziamento do edifício a ser intervencionado. Ficou acordado que a direção continuará atenta ao evoluir da situação e convocará idêntica reunião geral para informar os pais e tomar decisões caso surjam acontecimentos indesejáveis que possam protelar o arranque físico da intervenção para além deste calendário.

A greve do pessoal docente e não docente por tempo indeterminado, que tem perturbado o normal quotidiano da comunidade educativa, foi também abordada na reunião tendo os pais intervenientes manifestado compreensão e solidariedade pela luta em prol da melhoria da condição dos profissionais de educação e do ensino público em geral, sem prejuízo de manifestarem também a sua preocupação pelas consequências que o prolongamento da situação de impasse negocial terá nas aprendizagens dos alunos e os transtornos familiares e laborais que esta situação tem causado. A professora Luisa Novo, em representação da Comissão de Greve, o Subdiretor, Luis Braga, e o Adjunto da Direção, Paulo Renato, responderam às questões levantadas pelos pais centradas globalmente nas condições que têm determinado, em cada dia, a abertura ou fecho da escola, na intermitência da greve que a torna tão atípica e de difícil gestão pelas famílias, na gestão de senhas de refeição adquiridas e não consumidas por razões de greve e na recuperação das aprendizagens e regime de faltas quando os alunos já não estão na escola por ter sido aberta depois da hora normal.

A direção da APEEAEA manifesta público agradecimento a todos os que contribuíram na organização desta reunião alargada, inédita no agrupamento, nomeadamente à Paróquia da Meadela pela cedência de instalações, à Direção do Agrupamento pelo apoio logístico e a todos os associados que voluntariamente contribuíram na sua organização.

Viana do Castelo, 21 de janeiro de 2023

Luis Braga (Subdiretor do Agrupamento), César Brito (Presidente da Direção da APEEAEA) e Paulo Renato (Adjunto da Direção do Agrupamento)

Similar Posts